Todavia, essa confusão entre os dois transtornos é muito comum, pois os dois são caracterizados como transtornos de personalidade. Porém, a principal diferença é que o Transtorno Bipolar é um transtorno de humor, já o Boderline é um transtorno de personalidade do tipo B (engloba transtorno de personalidade e de retardo mental).
Bipolaridade
Contudo, no Bipolar, o humor da pessoa varia dentro de um período de tempo que podem ser dias, semanas ou meses, sempre em ciclos. O humor se altera devido aos fatores externos, ou seja, do que acontece a sua volta. Na fase maníaca o paciente está em extrema felicidade, dura no mínimo uma semana, e depois, vai para a fase depressiva que dura no mínimo dois meses.
Em suma um paciente com Transtorno Bipolar oscila de humor rapidamente sem um motivo aparente, podendo ir da alegria a tristeza sem saber exatamente o por que.
Comportamento
• Ansiedade
• Agitação
• Hiperatividade
• Agressão
• Tristeza
Tratamento
Por ser classificado como uma psicose (desconexão da realidade), o paciente pode utilizar medicamentos. Consulte um psicólogo!
Boderline
Então, o Transtorno de Personalidade Boderline, não é uma doença mental, é uma doença de transtorno de personalidade. Exemplo: uma mulher que é vegana, não usa e come nada que envolve animais se apaixona por um carnívoro, dono de churrascaria. Consequentemente, essa mulher vai passar a comer carne, porque se apaixonou por uma pessoa que ama carne.
O paciente não possui uma personalidade definida, está sempre tentando se adequar a estilos que não o pertencem. Uma pessoa com Boderline também oscila de humor e se mostra muito carente.
Comportamento
• Agressivo
• Irritabilidade
• Antissocial
• Automutilação
• Hostilidade
Tratamento
Então podemos classificar como uma neurose e psicose, porque o paciente pode ter surtos psicóticos e chegar a tentar suicídio, por isso a psicoterapia é indicada e em casos graves, medicamentos. Consulte um psicólogo!
E ninguém passa a deixar de ser um Bipolar ou Boderline, o que acontece é que com medicações, pois um acompanhamento de um psicólogo e idas à grupos de apoio a pessoa passa a conseguir controlar suas crises.
Contudo qualquer sinal de algum desses sintomas, não hesite em procurar ajuda de um profissional para acompanhar ambos os transtornos.
Transtorno de Ansiedade, você sofre com esse problema? - IDMP
[…] um Transtorno de Ansiedade ou vice-versa, como é o caso de transtornos de personalidade como Bipolaridade e Boderline, e também a Síndrome de Burnout que já citamos aqui […]