Tudo o que passamos desde o dia em que nascemos até hoje está guardado no nosso inconsciente. Muitas dessas lembranças, na verdade, a maioria delas, não nos lembramos. Você já ouviu histórias de pessoas que passaram por traumas na infância e não se lembram? Então, é exatamente isso, nosso inconsciente guarda as memórias ruins para que a gente não sofra, é como se ela estivesse sido apagada, mas não foi. Nosso arquivo morto. Mas tudo esta guardado!!

Teoria do Iceberg

Freud, o pai da psicanálise, utiliza uma teoria muito boa sobre nossas memórias; ele fala que elas são como um iceberg, nós conseguimos enxergar a ponta delas, ou seja, uma pequena parte, mas existe muito mais, a grande maioria está toda “guardada” lá no inconsciente. Às vezes em um sonho que pode não fazer nenhum sentido para a gente, uma memória lá do nosso inconsciente se manifestou nesse sonho, e achamos ele sem sentido, porque não lembramos daquela memória mais. Na nossa mente tudo faz sentido.

Quando aprendemos a comer sozinhos, não ficamos pensando todos os dias “é assim que devo pegar a faca”, involuntariamente fazemos essa ação em que não precisamos estar “pensando”. O ato de aprender a comer foi para lá também. Durante o dia você passou por situações, viu pessoas na rua, e mesmo que não tenha parado para prestar atenção nelas, elas também foram para seu inconsciente. As coisas que não superamos tendem a ficar guardadas lá, porque não queremos nos lembrar do que nos fez mal.

No presente

Quando o inconsciente passa a atrapalhar o presente, é quando alguma dessas coisas que não superamos se manifestam no nosso dia a dia. Por exemplo, você tem medo de escuro, muito medo, e isso te afeta drasticamente a ponto de nem no cinema você conseguir ir. Mas em nenhum momento você se lembra de ter passado por uma experiência ruim que envolva o escuro. Para tratar desse medo, é necessário a ajuda de um psicólogo. Para que você possa reaprender e armazenar no inconsciente uma nova informação.

Não deixe suas memórias inconscientes tomarem conta do seu presente, procure uma ajuda profissional.