A esquizofrenia é um distúrbio mental crônico, que caracteriza-se mais especificamente por alucinações e delírios. Essa doença não é muito comum, sendo que apena 1% da população mundial possui.

A causa exata da esquizofrenia é desconhecida, mas o mais provável é que a doença se desenvolve por uma combinação de fatores.

Abaixo, a IDMP selecionou os principais pontos da esquizofrenia infantil e como ela pode ser tratada, confira.

Sintomas

• Alucinações (visuais e auditivas)
• Delírios (pensamentos estranhos)
• Paranoias (distorção da realidade e comportamento anormal)
• Incapacidade de relacionamentos interpessoais normais
Os sintomas costumam aumentar gradualmente, podendo atingir níveis graves na fase da adolescência e adulta. As falsas interpretações da realidade, os pensamentos estranhos e o medo frequente de que outras pessoas estão querendo machucá-los, são os sintomas mais comuns de uma criança esquizofrênica.

Porque acontece?

Embora a causa seja mais comum entre os 17 a 30 anos de idade, existem relatos de crianças esquizofrênicas com apenas 5 anos de idade, sendo 50% o diagnóstico da doença na faixa infantil.

Esse distúrbio geralmente ocorre devido as alterações químicas do cérebro e problemas no desenvolvimento do mesmo, que ocorrem durante a gestação e desenvolvimento da criança até a determinada idade.

Como diagnosticar?

Através de exames clínicos solicitados pelos médicos para comprovar e descartar a possibilidade de outros distúrbios.

Tratamento

Infelizmente, a esquizofrenia não tem cura, as alucinações e delírios podem ser controlados por remédios antipsicóticos receitados por Psiquiatras. Os efeitos colaterais desses medicamentos são tremores, movimentos lentos, aumento de peso, podendo chegar a obesidade, entre outros. As crianças são facilmente atingidas pelos efeitos colaterais. Além disso, o acompanhamento de um psicólogo para treinar as habilidades sociais é extremamente importante, por isso consulte profissionais de sua confiança.

Observe o comportamento de seus filhos ou sobrinhos, a esquizofrenia é uma doença séria que deve ser diagnosticada o quanto antes para que possa ser controlada. Mais artigos como esse você encontra aqui na IDMP, fique ligado!