Primeiro! Você sabe o que é ansiedade noturna? Durante o dia, você passou por momentos de estresse, pode ser no trabalho ou no pessoal, até mesmo ambos ao mesmo tempo, chega a noite e tudo o que você quer é dormir e relaxar, mas não consegue, você fica acordado, vira e revira na cama e seus pensamentos parecem não “descansarem”. Porém, a pessoa com essas características dificilmente consegue dormir de forma normal e alcançar as fases profundas do sono, sendo que acorda e dorme repetidamente ao longo da noite.

Todavia, podemos falar que uma pessoa sofre de ansiedade noturna se ela atingir níveis de estresse durante o dia? Também. Pessoas que possuem dificuldades de se concentrarem durante o dia em alguma atividade e pessoas que se concentram em “quero dormir logo”, e não que o sono é algo natural e vem quando não estamos “pensando”, também pode sofrer da ansiedade noturna. Sabe quando você tem aquele problema e quer logo solucioná-lo e não consegue dormir por conta disso? Essa é a principal causa das pessoas que possuem ansiedade noturna.

Por que noturna?

Porque durante a noite é quando não conseguimos resolver os nossos problemas e ficamos acumulando e arquitetando soluções que devem ser pensadas durante o dia, tirando o espaço do momento em que deveríamos estar relaxando.

Ansiedade noturna tem tratamento?

Tem sim. Um acompanhamento com um psicólogo pode melhorar sua vida, suas noites de sono e a produtividade durante o dia. Contudo, o uso de medicamentos também é indicado.

Então se você sofre desse mal, não perca mais tempo e procure fazer coisas que relaxem seu corpo e mente. Como fazer algo que você gosta muito, pensar em coisas boas, etc. Se nada adiantar, não pense duas vezes em procurar um psicólogo para te ajudar a “se libertar” da ansiedade noturna.