Pessoas que adoram falar de si mesmo, se autopromovem, vivem preocupados com seu status e com a sua imagem exterior, pode ser fácil reconhecer uma pessoa narcisista, não é mesmo? Essas pessoas acreditam que podem ser as mais bonitas, as mais inteligentes, do que as outras. Até que ponto se autoelogiar é normal? Essas características em excesso podem se transformar em um transtorno psicológico. Vamos analisar as características do narcisismo de perto?

Existem dois tipos:

Sim, existem dois tipos de pessoa narcisista. O primeiro tipo é o que fala muito de si e se importa com a sua autoimagem, são pessoas extrovertidas, gostam de chamar atenção e dominantes.

O segundo tipo se autonarcisa sozinho, como assim? Eles não precisam chamar a atenção dos outros para se afirmarem que são os maiorais, são pessoas reservadas, silenciosas e mais vulneráveis.

Quando ser narcisista se torna um transtorno?

Classificado como uma doença mental, o Transtorno de Personalidade Narcisista, pode ser considerado um transtorno mental quando a pessoa se preocupa excessivamente com a própria vaidade, satisfação pessoal, com o seu poder, com as suas vontades pensando somente nela e esquecendo das outras pessoas. A constante comparação com os outros faz com que o narcisista queira sempre ser melhor.

Como surge?

Filhos de pais que supervalorizam as atividades executadas pelos filhos. Pais que cobram demais de seus filhos para sempre tirarem boas notas, serem os melhores alunos, podem ajudar a desenvolver a personalidade narcisista. Outro fator é que essa doença também pode se desenvolver através de pessoas que querem se proteger de sentimentos, agressões, entre outros. Até mesmo quando na fase infantil sofreram algum tipo de situação que as fez desenvolver essa personalidade na fase adulta. Nesse caso, o narcisismo é um mecanismo de autoproteção.

Diferença de narcisismo e autoestima

Não podemos confundir com a autoestima. Pessoas que possuem uma boa autoestima não significa que possuem o transtorno, as características e o modo de agir são diferentes, veja abaixo:

Autoestima:

• Empatia
• Humildade
• Cooperatividade
• Autoconhecimento
• Bons relacionamentos com as pessoas

Narcisismo:

• Egoísmo
• Arrogância
• Dominante
• Falta de empatia
• Necessidade de atenção

Todavia, o Transtorno de Personalidade Narcisista é uma doença que faz a pessoa se sentir bem, se sentir grandiosa, mas por ser tão egoísta e olhar somente para si, acaba deixando os outros ao redor mal.

Se você se identificou ou conhece pessoas que possuem essa personalidade, entre em contato com a IDMP para um diagnóstico mais adequado e para um tratamento psicológico.