A ansiedade é uma reação considerada normal no corpo do ser humano diante de situações de alegria, medo, expectativa, entre outros.

A ansiedade deixa de ser natural quando ela interfere na rotina diária das pessoas porque passar longos períodos de tempo angustiada pode tornar a pessoa no que chamamos de Transtorno de Ansiedade.

 

Todavia, cada vez mais os brasileiros estão sofrendo de Transtorno de Ansiedade e hoje em dia já são mais de 2 milhões com o problema. As causas são muitas, podendo afetar crianças, jovens, adultos e idosos.

Venha descobrir sobre o que se trata o Transtorno de Ansiedade.

 

Causas

 

Como a maioria das doenças mentais, não se sabe ao certo como que a ansiedade se torna um transtorno, porém acredita-se que os fatores internos e externos como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida, possam vir a desenvolver a doença.

 

Quem pode ter?

 

As crianças podem desenvolver se caso presenciaram alguma experiência traumática, se foram agredidas e violentadas.

 

Já os adolescentes desenvolvem devido ao fato da pressão escolar em tirarem boas notas e passarem em boas universidades.

 

Os jovens quando começam a sentir pressão e cobrança em sua pouca experiência profissional.

 

Por fim, os adultos e idosos podem desenvolver pela vida rotineira e estresse do dia.

 

Algumas outras doenças podem desenvolver um Transtorno de Ansiedade ou vice-versa, como é o caso de transtornos de personalidade como Bipolaridade e Boderline, e também a Síndrome de Burnout que já citamos aqui anteriormente.

 

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

 

Entre os principais sintomas estão:

 

  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Falta de concentração
  • Falta de ar
  • Problemas para dormir, como a insônia
  • Isolamento
  • Dores de cabeça

 

Você aprendeu com esse artigo da IDMP, que sentir ansiedade é normal, mas quando ela afeta sua rotina é preciso ficar atento. Tenha sempre um acompanhamento profissional ao seu lado, uma conversa contínua com um psicólogo pode lhe ajudar a encarar de uma forma mais tranquila os problemas da vida.