A ansiedade é uma reação considerada normal no corpo do ser humano diante de situações de alegria, medo, expectativa, entre outros.
A ansiedade deixa de ser natural quando ela interfere na rotina diária das pessoas porque passar longos períodos de tempo angustiada pode tornar a pessoa no que chamamos de Transtorno de Ansiedade.
Todavia, cada vez mais os brasileiros estão sofrendo de Transtorno de Ansiedade e hoje em dia já são mais de 2 milhões com o problema. As causas são muitas, podendo afetar crianças, jovens, adultos e idosos.
Venha descobrir sobre o que se trata o Transtorno de Ansiedade.
Causas
Como a maioria das doenças mentais, não se sabe ao certo como que a ansiedade se torna um transtorno, porém acredita-se que os fatores internos e externos como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida, possam vir a desenvolver a doença.
Quem pode ter?
As crianças podem desenvolver se caso presenciaram alguma experiência traumática, se foram agredidas e violentadas.
Já os adolescentes desenvolvem devido ao fato da pressão escolar em tirarem boas notas e passarem em boas universidades.
Os jovens quando começam a sentir pressão e cobrança em sua pouca experiência profissional.
Por fim, os adultos e idosos podem desenvolver pela vida rotineira e estresse do dia.
Algumas outras doenças podem desenvolver um Transtorno de Ansiedade ou vice-versa, como é o caso de transtornos de personalidade como Bipolaridade e Boderline, e também a Síndrome de Burnout que já citamos aqui anteriormente.
Sintomas do Transtorno de Ansiedade
Entre os principais sintomas estão:
- Irritabilidade
- Fadiga
- Falta de concentração
- Falta de ar
- Problemas para dormir, como a insônia
- Isolamento
- Dores de cabeça
Você aprendeu com esse artigo da IDMP, que sentir ansiedade é normal, mas quando ela afeta sua rotina é preciso ficar atento. Tenha sempre um acompanhamento profissional ao seu lado, uma conversa contínua com um psicólogo pode lhe ajudar a encarar de uma forma mais tranquila os problemas da vida.
Nenhum comentário encontrado