As crianças não sabem o que é certo ou errado, e com isso, acabam copiando principalmente os pais e familiares próximos a elas. Um adulto deve ser o responsável e exemplo dentro de uma casa, mas existem pais ou até mesmo familiares que causam transtornos e distúrbios mentais nas crianças, pelo simples fato de como agem na frente delas. Conheça os transtornos e como os familiares tóxicos podem influenciar no comportamento futuro de uma criança.

Agressivos e exigentes

Os pais agressivos e exigentes podem causar traumas nas crianças. Sabe aquela famosa “palmada educativa”? Um estudo da Universidade de Michigan dos EUA, concluiu que essa palmada de educativa não tem nada e pode trazer vários problemas mentais às crianças como a depressão e a tentativa ao suicídio. Exigir demais do seu filho como ser o melhor atleta, o melhor aluno, pode trazer problemas como transtorno de ansiedade, TDAH e estresse infantil.

Que só sabem criticar

Os pais que não elogiam as conquistas dos filhos ou que ao invés de elogiar critica, transforma seus filhos em emocionalmente negligentes e deixam duras marcas que se tornam presentes na fase adulta como a depressão e fobia social.

Superprotetores

Cuidar da criança é algo essencial, os pais gostam de ter seus filhos sob seus cuidados e proteção, mas quando isso ultrapassa o limite, os pais superprotetores podem criar filhos extremamente inseguros, ameaçam a sua autoestima e podem estressar as crianças. Os transtornos podem ser, Transtorno de Ansiedade, estresse e Síndrome do Pânico.

Ausentes

Assim como os pais superprotetores os pais ausentes podem afetar o emocional de seus filhos podendo transformar em adultos inseguros, deprimidos e pessimistas.

Elogiam demais

É errado não elogiar, mas elogiar demais também causa problemas. Portanto, o ideal é ser moderado porque pais que super enaltecem seus filhos podem transformar em adultos com problemas Narcisistas.

Egoístas

Os pais que não conseguiram se realizar seja profissionalmente ou pessoalmente, sonham para seus filhos vidas que eles não conseguiram ter e acabam recriminando qualquer opção que eles escolherem para a sua vida tornando os depressivos, ansiosos e estressados.

Nesse artigo você conheceu alguns tipos de pais tóxicos e que podem afetar as crianças. Assim como as crianças, esses pais precisam de um acompanhamento psicológico. Se você conhece ou age assim com o seu filho, contate a IDMP para lhe ajudar.